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como chegamos até aqui?
O Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS) foi criado em 12 de junho de 1962, através do Decreto Estadual no 8. 272, com a denominação de Instituto de Educação Duque de Caxias.
Em janeiro de 1963, recebeu a denominação de Instituto de Educação “Roberto Silveira”, e em junho do mesmo ano, passou a denominar-se Instituto de Educação Governador Roberto Silveira.
A criação de um Instituto de Educação na cidade de Duque de Caxias ocorreu em meio a conjuntura de expansão da rede pública de educação resultante do convênio consolidado entre o município e o Estado do Rio de Janeiro.
O IEGRS iniciou suas atividades na Associação Espírita Caibar Schutel dividindo as instalações com a Escola Abraham Lincoln, da própria Associação, por não ter ainda um prédio próprio. O primeiro Exame de Admissão à 1a série do Curso Ginasial foi realizado em fevereiro de 1963, em espaço cedido pelo Grupo Escolar Duque de Caxias.
O IEGRS iniciou o seu funcionamento com turmas ginasiais, sob a direção do professor Álvaro Lopes. Somente no ano de 1964, o IEGRS foi transferido para seu prédio próprio.
Na inauguração do prédio estiveram presentes professores, alunos e autoridades da administração pública do município de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro.
O prédio que recebeu o projeto do Instituto de Educação ficou sob a responsabilidade da Construtora Pederneira, localizada no Centro do Rio de Janeiro.
O Instituto de Educação Governador Roberto Silveira iniciou a formação pública de professores primários no município de Duque de Caxias, no ano de 1965, com a implementação da “Escola Normal de Grau Colegial”, no contexto da campanha pela instituição de Cursos Normais públicos no município, para formação pedagógica de professoras, em substituição às “professoras leigas” na rede pública de ensino.
O Decreto no 9528, de 5 de dezembro de 1962, fundamentado no Artigo 40, Inciso I, da Constituição Estadual de 1947, compreendia o Instituto de Educação como um estabelecimento de ensino normal, que abarcava o curso normal, o curso ginasial, o grupo escolar e o jardim da infância.
O Decreto considerava que as classes de ensino primário e as de educação pré-primária incluídas por lei nos Institutos de Educação constituíam “o campo de aplicação para a prática profissional do aluno-mestre, ensejando-lhes as necessárias oportunidades de observação de aulas modelo e de experimentação pedagógica […]” Diário Oficial de 5/12/1962.
Nesse contexto, foram criados o Jardim de Infância, através do Decreto no 12. 169, de 21 de dezembro de 1965; o Grupo Escolar de 4a categoria, através do Decreto no 12168, de 21 de dezembro de 1965; e a Sala de Pedagogia Aplicada.
Todos funcionavam no espaço do IEGRS. Na coleção da professora Elsa Maria de Oliveira Barros nos debruçamos em registros que tratam do Planejamento da Prática de Ensino desde 1972. Nesses registros foi possível encontrar a trajetória dessa disciplina, que migrando de Prática de Ensino a Prática de Ensino Externa (iniciada em 1974), depois a Estágio Supervisionado e, atualmente, a Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa, aponta as várias diretrizes político curriculares da formação docente.
Atendendo à finalidade do ensino normal de formação de professores,
orientadores, supervisores e administradores escolares destinados ao ensino primário, conforme a LDB no 4024/61, o IEGRS realizou, no ano de 1964, um Curso de Especialização em Educação Primária.
E em 1965, um Curso de Formação de Orientador de Educação Primária e um Curso de Treinamento de Professores Leigos, este último oferecido até o ano de 1970. A formação estendeu-se, ainda, aos Cursos Adicionais de Comunicação e Expressão, de Ciências, de Estudos Sociais, de Pré-Escolar, de Alfabetização e de Educação Especial até o início dos anos 2000.
No ano de 1966, teve início o Curso Superior de Formação de Professores para o Ensino Normal (CFPEN), nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 4024/61, e igualmente inserido na conjuntura de afirmação de espaços públicos de formação pedagógica para o exercício do magistério em Duque de Caxias.
Em janeiro de 1967, através do Decreto no 12.876, foi criada no IEGRS a primeira Faculdade de Educação pública da Baixada Fluminense, passando o colégio a “integrar o campo de experimentação e demonstração da referida unidade”. Efetivada, na prática, no final dos anos 80, após o esforço de mobilização de professores, alunos e funcionários, com a participação dos movimentos sociais.
O CFPEN foi reconhecido como Curso de Pedagogia em 1970, e incorporado à UERJ em 1981, permanecendo a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ abrigada nas instalações do colégio até 1998, quando foi transferida para seu campus próprio, após longos anos de reivindicação da comunidade acadêmica.
Além da formação na área do magistério, o Instituto de Educação Governador Roberto Silveira ofereceu cursos profissionalizantes em diversas áreas.
Com o advento da Lei no 5692/71, que instituía a habilitação profissional no 2o Grau, a fim de preparar mão-de-obra compatível às necessidades da economia nacional, a escola ampliou as modalidades dos cursos na década de 1970.
Foram realizados no noturno Cursos de Administração, de Publicidade, de Secretariado, de Técnico em Contabilidade e de Técnico em Crédito e Finanças, extintos no final da década de 1980, quando, então, iniciaram-se as turmas de Formação Geral.
Fonte: CEPEMHEd. Memórias em Cartão: a Educação em Duque de Caxias. Duque de Caxias, 2012, 2a Edição.